
23 abr Devido ao Coronavírus, vendas via WeChat em três meses superam todo o ano de 2019 na China
Nos três primeiros meses deste ano as vendas via WeChat já superaram todas as vendas realizadas na rede social em 2019, informa a plataforma chinesa de varejo online JD. De acordo com a empresa, o comércio eletrônico via grupos sociais teve um impulsionamento único, alimentado pelas consequências da pandemia de coronavírus.
A modalidade de venda online via grupos sociais em que produtos são recomendados para amigos, clientes e outras pessoas próximas existe desde 2010 na plataforma, entretanto somente em 2020 houve tamanha adesão.
A empresa também vem firmando parcerias com setores fortemente afetados pela pandemia, como é o caso do setor turístico. Nesta parceria, guias turísticos recebem treinamento de vendas online pela JD e passam a trabalhar como “guias de compras” da JD via WeChat para recomendar produtos a amigos, clientes e outras pessoas próximas.
Segundo Jiarui Liu, diretor do segmento de comércio eletrônico via grupos sociais da JD, “vendedores e guias turísticos de agências de viagens têm em comum a confiança que geram em seus clientes, em especial, mães jovens e mulheres de meia idade, e esta conexão é muito valorizada pela JD, sendo também uma boa maneira de explorar novos cenários de negócios. ”
Como parte da iniciativa de comércio eletrônico via grupos sociais, a solução armazenada em nuvem da JD também está ajudando as lojas offline a retomarem as negociações pós-pandemia. Após receber o treinamento, vendedores podem usar a solução para gerar pedidos e assim concluir transações. Até o momento, 54 mil usuários já concluíram vendas nesta modalidade.